17 de fevereiro de 2011

Se tu visses o que eu vi...

Estivemos a explorar a poesia de António Mota "Se tu visses o que eu vi".
De seguida, foi pedido aos alunos que elaborassem duas quadras no seguimento das do autor.
Não há dúvida de que os alunos estão a ficar uns verdadeiros poetas!
Aqui ficam algumas quadras da sua autoria.

Se tu visses o que eu vi
desatavas a rir
um tigre preto e branco
num campo a mugir.


Se tu visses o que eu vi
punhas-te a saltar
uma galinha sem cabeça
e a tentar voar. 
Ângela

Se tu visses o que eu vi
saltavas para o ar
uma doninha com quatro caudas
a nadar no mar

Se tu visses o que eu vi
Na aldeia da Lola
um rapaz a ladrar
e um cão a tocar viola
Diogo Lopes

Se tu visses o que eu vi
começavas a saltar
um coelho a voar
e uma galinha a cozinhar.

Se tu visses o que eu vi
desatavas à gargalhada
um cavalo com dez patas
a comer uma salsichada.
Beatriz

Se tu visses o que eu vi
desatavas à gargalhada
uma pata sem o bico
e um cão a cantar ao micro.

Se tu visses o que eu vi
nunca mais te esquecias
uma cadela a cantar o hino
e uma girafa a fazer o pino.
Maria Inês

Se tu visses o que eu vi
um cavalo com dez pernas
em cima de uma mesa
com um chapéu cheio de penas

Se tu visses o que eu vi
ficavas de boca aberta
um cão a tocar guitarra
com uns óculos na testa.
Maria João

Se tu visses o que eu vi
não paravas de sonhar
uma vaca a miar
e um gato a voar. 

Se tu visses o que eu vi
não paravas de rir
um grilo a namorar
e um cão a mentir
Inês Oliveira

Se tu visses o que eu vi
atiravas-te ao rio
um leão em cima de uma janela
completamente cheio de frio.

Se tu visses o que eu vi
caías para o chão
uma galinha a voar
e um pinto em cima de um avião.
Bárbara

Se tu visses o que eu vi
havias de te admirar
um porco a fazer a cama
e uma galinha a dançar.

Se tu visses o que eu vi
havias de te admirar
um porco a limpar a casa
e um macaco a dançar.
Pedro Venceslau

Se tu visses o que eu vi
a Anabela a comer uma banana
ela anda de monte em monte
montada na sua cabana.

Se tu visses o que eu vi
não se paga com dinheiro
umas calças rasgadas
feitas de pano foleiro
Tiago

Se tu visses o que eu vi
numa selva ao contrário
um tigre numa árvore
e no rio um canário.

Se tu visses o que eu vi
desatavas a fugir
uma galinha com dentes
e um gato a balir.
Maria Luís

Se tu visses o que eu vi
ficavas com os cabelos em pé
um leão com boca torta
e uma flor a cheirar a chulé


Se tu visses o que eu vi
nunca mais paravas de rir
um caracol com patas de lobo
e um gato a zumbir.
Henrique


Se tu visses o que eu vi
lá no meio da minha rua
uma cabeça ambulante
que nem era minha nem tua.

Se tu visses o que eu vi
lá para a terra de Bragança
um gato que levantou voo
tal era a sua pança.
Eugénia

Se tu visses o que eu vi
à porta da minha vizinha
um elefante vermelho
a comer uma sardinha.


Se tu visses o que eu vi
à porta da minha escola
um macaco elegante
a beber uma coca-cola.
Catarina


Se tu visses o que eu vi
ficarias espantado
uma chaminé no chão
e um porco no telhado.

Se tu visses o que eu vi
ficarias espantado
uma mosca a cantar o fado
e a outra a coçar o rabo.
Guilherme


Se tu visses o que eu vi
choravas de rir
um dinossauro
a tomar banho e a rir.
Robson

Se tu visses o que eu vi
não tinhas medo de mim
pois eu vi uma serpente
que cantava assim.

Se tu visses o que eu vi
não escrevias sentado
pois eu vi uma aranha
mesmo ali ao teu lado.
Pedro Manuel

Se tu visses o que eu vi 
à porta do tribunal
um periquito a andar de bicicleta 
e um porco a ler o jornal.

Se tu visses o que eu vi
na serra do Pilar
um burro careca
e um cão a miar.
Matilde

Se tu visses o que eu vi 
não te esquecias
um lagarto pintado
e tu corrias.

Se tu visses o que eu vi
fugias para outro lado
um cão a cantar
e a assustar o gado.
Joana

Se tu visses o que eu vi   
gritavas de medo
uma ovelha a fazer xixi
junto de um penedo.

Se tu visses o que eu vi
à hora de levantar
o despertador a tocar
e a Mafalda a reclamar.
Mafalda

Se tu visses o que eu vi   
muito havias de rir
um boi muito espertinho
com os patins a cair.

Se tu visses o que eu vi
muito havias de rir
um cavalo envergonhado
a fazer cocó em cima de um prado.
 Leonor
 
Se tu visses o que eu vi   
desatavas à gargalhada
um pássaro com oito pernas
todas despedaçadas.

Se tu visses o que eu vi
rias sem parar
um gato a rugir
e um galo a uivar.
Diana 

Sem comentários:

Enviar um comentário