18 de fevereiro de 2011

Dia dos Namorados

No dia 14 de fevereiro, comemorámos na nossa sala o Dia dos Namorados. Como os meninos ainda não têm idade para pensar em namorados, festejámos o "Dia dos Amigos".

Esta aula serviu, também, para trabalharmos os afetos, de acordo com a planificação da Sexualidade.

Começámos por ver o PPT "Adivinha quanto eu gosto de ti" de Sam McBratney.
Esta história fala do amor infinito entre a Grande Lebre Castanha e a sua filha, a Pequena Lebre Castanha, em que uma tenta demonstrar à outra o quanto gosta dela.

                                                                                                                                  

De seguida, fizemos a exploração da história e dialogámos sobre os vários tipos de amor que conhecemos (amor de mãe, pai, irmãos, avô, avó, tios, amigos, namorados...).

Fizemos um jogo, em que tínhamos de demonstrar um afeto a um amigo da turma, através de um sorteio:
  • Dar um beijo;
  • Dar um abraço;
  • Piscar o olho;
  • Dar um aperto de mão;
  • Fazer uma carícia;
  • ...
Se a algum aluno saísse o seu próprio nome, teria de receber o gesto de afeto, associado ao cartão do nome, de todos os amigos da turma.


No fim, os alunos leram as cartas que foram escrevendo, durante a semana anterior, aos amigos  que lhes tinham saído em sorteio e também leram as cartas que escreveram a um amigo secreto. Nesta segunda carta, os colegas tinham de descobrir quem era esse amigo.


Fizemos a análise das cartas dos amigos secretos e estivemos a discutir o porquê de alguns meninos receberem muitas cartas e outros receberem menos. Foi um debate muito positivo e concluímos que, se escrevêssemos as cartas esta semana, certamente seriam melhor distribuídas.

Por fim, pintámos um calendário com as duas lebres para oferecermos aos nossos pais e lhes mostrarmos o quanto gostamos deles... 365 dias por ano!

Foi muito divertida a atividade e os alunos adoraram. Pediram para voltarmos a fazer o mesmo trabalho.
Talvez... daqui a algum tempo!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário