22 de março de 2010

Dia Mundial da Floresta e da Árvore

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu induzir toda a população a consagrar um dia no ano à plantação ordenada de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso.

A Festa da Árvore rapidamente se expandiu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971, foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra.


Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal.

E para celebrar esse dia, que se comemorou ontem, dia 21 de Março, tivemos hoje a mãe do Guilherme na sala, na Hora do Conto, para contar e explorar a história "Floresta d'água".

Aqui têm a história que ouviram na sala de aula.

Algumas fotos da Actividade.



A actividade descrita por alguns alunos.

No dia 22 de Março, a D.ª Amália veio-nos contar uma história que explicava como devíamos tratar da floresta. A actividade foi engraçada porque nos ensinou a não poluir a floresta, a fazer a sua limpeza e os cuidados que devemos ter com ela.
Catarina - 2º ano

No dia 22 de Março de 2010, a minha mãe foi à escola na Hora do Conto.
Contou a história "A Floresta d'água". Depois fizemos perguntas e ela respondeu-nos.
A nossa professora tirou fotografias a mim, à minha mãe e aos meus colegas da turma.
Eu adorei a actividade, ainda para mais com a minha mãe a contar a história.
Guilherme - 2º ano

1 comentário:

  1. Amália (Mãe do Gui)março 24, 2010

    Olá a todos os meninos e Prof. Graça,
    Gostei muito de estar convosco, foi uma tarde deliciosa. Os meninos portaram-se muito bem e colocaram questões muito inteligentes...espero que a partir de agora vocês me ajudem a cuidar da nossa Floresta.

    Eu não me esqueci da ficha de Estudo do Meio!!! Então, correu bem? A caneta deu sorte?
    Digam-me se a magia deu resultado...
    Beijinho para todos.
    Amália

    ResponderEliminar