9 de janeiro de 2012

História imaginada

Imaginar uma história, em diálogo, com objetos da sala de aula (história coletiva).

Objetos: aquário, peixes, globo


Ele estava lá, num canto da sala 5, da turma 8 do 4.º ano. Dentro, viviam catorze peixinhos de água doce. Uns maiores, outros menores, uns debaixo das conchas, outros nadando sobre as pedras que estão no fundo do aquário…
A sua vida era muito aborrecida! Dias e dias, meses e meses, num pequeno espaço com a forma de um paralelepípedo transparente.
Ao seu lado também vivia um globo que enfeitava a sala. De vez em quando, um ser esquisito aparecia e colocava os dedos e as mãos sobre ele, como se estivesse a mostrar alguma coisa a outros seres, também eles muito estranhos e pequenitos.
Os peixinhos olhavam para o globo e imaginavam como seria tão bom saltar para os mares e oceanos do seu vizinho do lado!
- Globo… globo…   –  Sussurraram alguns peixinhos – Estás acordado?
- Sim. – Respondeu o globo a bocejar – Acabei de acordar com o barulho dos pequenitos a entrar.
- Que saudades eu tenho das águas calmas onde eu e os meus irmãos vivíamos! – Lamentou-se um dos peixinhos.
- Como eu vos entendo! Sempre metidos nesse espaço tão pequenino, tendo eu tantos rios para vos receber! – Exclamou o globo.
Ouviram-se passos e todos se calaram. Como sempre acontecia, todas as manhãs, um dos pequenitos ia alimentar os peixinhos. Abriu a tampa e…
- Saltem, saltem…   –  gritava o globo entusiasmado – Aproveitem agora que a tampa está aberta.
(continua)

1 comentário:

  1. Olá meninos,
    Este texto está muito bonito, parabéns!!
    Beijinhos
    Amália Neto (Mãe do Guilherme)

    ResponderEliminar