13 de outubro de 2010

Hora do Conto

Esta atividade de "Hora do Conto com os Pais" ficou em atraso desde o ano passado.
A mãe do Pedro Venceslau tinha-se disponibilizado para contar uma história no ano letivo anterior e não houve oportunidade de agendar o dia.
Assim, ficou marcada a atividade para se realizar este ano.
A história que nos veio contar foi "A Velha e o Ladrão", de António Torrado.

Era uma vez uma velhinha, viúva,  que vivia muito sozinha. Percorria as ruas a pedir esmola, dizendo que era muito desgraçadinha. A velha, quando era nova, tinha vivido na abundância mas o marido acabara com a sua fortuna.
Na aldeia, constava-se que a velha tinha uma grande fortuna escondida debaixo da cama. Um ladrão ouviu a história desta velhinha e foi lá a casa para a roubar. A velhota chegou e ele teve de se esconder. Onde?... Debaixo da cama, onde estava a arca com o dinheiro. Como a arca era grande, o ladrão ficou com o rabo e os pés de fora da cama.
A velhota, que era esperta, fingiu que nada vira e começou a falar muito alto que estava muito calor e abriu a janela para os vizinhos ouvirem as suas lamúrias. Falou do marido  que tinha sido um malandro,um bandido, um ladrão...
Os vizinhos acordaram com os gritos da velhota e quando ouviram a velha dizer "Um dia, corro contigo. Não me importa que fique só. Só! Corro! Só! Corro! Só! Corro!"
Ao ouvirem estas palavras, os vizinhos acudiram  e apanharam o ladrão, que até estava a gostar de ouvir a história da velhota. 
A caminho dos calabouços da Guarda, ainda se virou para trás a pedir que ela continuasse a história, pois queria saber o final.

Sem comentários:

Enviar um comentário